Indicadores de desempenho são essenciais para o acompanhamento das rotinas de uma empresa. Você sabe o que são? Leia mais sobre isso no artigo abaixo.
Esse texto é o primeiro de uma série de três artigos sobre indicadores. Para ver a parte dois, clique aqui. Para ler a terceira parte, clique aqui.
Faturamento, ticket médio, número de atendimentos, número de clientes. Todas essas informações costumam ser observadas diariamente por gestores e lideres, e costumam ser cobradas dos funcionários. Muito conhecido em empresas pela sua sigla em inglês - KPI -, os indicadores de desempenho são fundamentais para o sucesso de uma empresa e, ainda que você não saiba o que é, conhece muitos deles.
O que são eles?
Key Performance Indicator, KPI, ou em português, Indicadores Chave de Desempenho, são ferramentas de gestão para se realizar a medição e sucesso de uma atividade ou processo.
Vamos para um exemplo fora do ambiente corporativo, para facilitar a compreensão. Você faz uma viagem saindo de São Paulo e indo até Belo Horizonte, visitar sua família. Chegando lá, sua tia pergunta "como foi sua viagem" e você diz que foi boa, tranquila, sem muitos caminhões na pista. Essa é uma resposta ótima para se dar para um familiar, mas para um gestor, não funciona. É necessário passar mais informações para demonstrar que foi uma boa viagem, e a melhor maneira de fazer isso é através de indicadores, por exemplo:
Tempo total de viagem
Número de paradas
Distância percorrida
Gasto total
Litros de combustível gasto
Todas essas informações são ótimas e são indicativas para ter uma noção de como foi a viagem, mas ainda fica um pouco vago se a viagem foi boa ou não. Isso porque, se eu não tiver nenhum comparativo (por exemplo, quanto foi o tempo gasto na viagem antes dessa ou qual a média de gastos que costuma ser), esses valores dizem pouco sobre a performance da minha viagem.
Para conseguir avaliar melhor minha eficácia, preciso fazer alguns cálculos com base nos primeiros números avaliados, por exemplo:
Velocidade média = distância percorrida / tempo total de viagem
Gasto médio = gasto total / distância percorrida
Paradas por km = Número de paradas / distância percorrida
Consumo = Litros de combustível gasto / distância percorrida
Com esses indicadores, temos uma ideia muito melhor de quão boa foi a viagem. Por isso,é importante ter as informações principais e saber trabalhar com elas a chegar a indicadores úteis que te dão uma perspectiva clara de como está o cenário.
Em uma empresa igual. É importante conhecer seus números (total de clientes, faturamento geral e número de funcionários), mas também é importante entender e acompanhar suas informações trabalhadas (como ticket médio, que é a média de gastos de cada cliente seu, ou produtividade média, que é total de faturamento por número de funcionários).
Todos sabemos da correria do dia a dia e nos concentrar nos objetivos nem sempre é fácil, por isso, controlar seus indicadores é fundamental para perceber seus resultados e criar estratégias para atingir seus objetivos enquanto há tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe e se inscreva para receber mais no formulário no final da página.
Esse texto é o primeiro de uma série de três artigos sobre indicadores. Para ver a parte dois, clique aqui. Para ler a terceira parte, clique aqui.
Comments