Como construir e manter uma empresa que entrega ótimos resultados? Listei aqui cinco chaves que considero essenciais para atingir esse objetivo.
Um desejo comum a todos os gestores é obter o maior retorno possível com menor investimento, e isso é possível com uma gestão voltada a alta performance, que visa extrair o máximo dos recursos de maneira inteligente.
Quem busca isso sabe o quão estressante para o sistema é atingi-lo, mas ainda assim, organizações como times esportivos e startups bem sucedidas conseguem ano após ano.
Venho aqui compartilhar cinco segredos que descobri estudando essas organizações, para que consiga
Segredo nº 1 - Estabeleça indicadores
Como disse o Gato de Cheshire a Alice:
"Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve."
Isso é valido tanto para negócios quanto para a vida pessoal. Se você não tem um objetivo claro, não só não saberá reconhecer se alcançou ele, mas também terá dificuldade na definição de estratégias e na avaliação delas. Você sabe que as vendas estão baixas, mas seus vendedores sabem bem as suas metas? O caixa está caindo, mas e sua lucratividade, como está?
É necessário ter claro quais são seus indicadores e como eles direcionam os seus resultados.
Não sabe o que são indicadores, ou ainda tem dúvida como defini-los? Escreverei um artigo sobre isso aqui, se inscreva no final da página e não perca.
Segredo nº 2 - Tenha um bom fluxo de dados
Criar um indicador é ótimo, mas lembre-se de definir qual sua frequência de atualização.
Para isso, você precisa estabelecer o fluxo de dados do seu negócio, e ter muito bem esclarecido como chegar naquele indicador e nas métricas que deseja acompanhar.
Conforme apresentado na imagem acima, é necessário pensar como serão feitas as entradas dos dados, de maneira consistente e que não gere dúvidas caso tenha inclusões manuais. Também é preciso conhecer quem utilizará qual dado, de forma a produzir relatórios, gráficos e indicadores com a frequência necessária, para que os resultados sejam acompanhados e acelere o processo de tomada de decisão.
Claro que essa informação não pode ficar restrita a gestão: é importante compartilhar e estimular que o operador (aquele que está presente no dia a dia e faz o resultado acontecer diretamente) saiba e esteja confortável com sua avaliação.
Segredo nº 3 - Estude seus resultados
Avaliar os resultados para tomada de decisão é um processo continuo. Agora, conforme chegam marcos temporais interessantes (como finalização de mês, trimestre ou ano), é importante que o gestor saia da correria do dia a dia para estudar de fato os resultados e como foram alcançados, pontuando forças e fraquezas na sua estratégia e na operação da equipe.
Muitas vezes, escondido atrás de indicadores pontuais, uma maior amostragem de tempo pode demonstrar que determinado produto tem sido vendido com uma margem muito maior que o previsto, ou que aquela venda que parece ser muito lucrativa, não é tanto assim.
Segredo nº 4 - Crie planos de ação baseados em suas metas
Você já sabe os resultados, tem as metas que deseja alcançar e estudou o atingimento anterior?
Crie um plano de ação e apresente ao seu time.
No dia a dia, muitas vezes passa despercebido o que fizemos, então é importante enfatizar no objetivo principal. Deve-se dar foco em, ao menos, continuar com todos os pontos fortes apresentados, eliminando os maiores riscos encontrados e tentando aperfeiçoar o que for possível.
É importante também entender a compreensão quanto a execução do seu plano. Após apresenta-lo, observe os resultados iniciais de perto para verificar se todos entenderam e se o time está tomando a direção necessária.
Lembrando: O plano deve ser factível com sua realidade. Na grande maioria das vezes, o insucesso do planejamento é do gestor, e não de sua equipe.
Segredo nº 5 - Celebre seus resultados
Marcou um gol, venceu o campeonato? Celebre! Comemorar é preciso!
Pode parecer óbvio, mas é importante pontuar: a equipe que não comemora o sucesso não se ajudará em momentos difíceis. É como em uma amizade, sempre tem aquele que gosta que o apoie nos obstáculos, mas quando tudo está bem, ele não dá atenção...e assim, tem que superar as dificuldades sozinho.
Muitos lideres ainda pensam que, por conta de bonificações atreladas as metas, alcança-las por si só já é celebrado. E será, mas não com a empresa, não com seu time. Se um gestor não estimular a comemoração, toda a energia positiva de um alcance de resultados será dissipada assim que vier um novo objetivo. Portanto, lembre-se de criar esses momentos!
Gostou do material? Compartilhe e se inscreva para receber mais no formulário no final da página.
Comments